CHEGUEI AO BLOG !!

NÃO TEVE JEITO...
TIVE QUE ME RENDER A ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO.











VAMOS VER NO QUE VAI DAR, ESTAREMOS

ESCREVENDO COM MUITA RESPONSABILIDADE, ANALISANDO OS FATOS E DANDO SUGESTÕES.


GRATO POR ACESSAR possoopinarvidal.blogspot.com





Posso opinar...???

Posso opinar...???

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mudança do incômodo ou, incomoda Mudar ?!.

.. Como diz o velho ditado, em gestão nada é tão constante(ou deveria ser...) quanto as mudanças. Estas podem acontecer pelas mais diversas razões, desde a cultura de aperfeiçoamento tecnológico e ou administrativo da empresa, até a tentativa de copiar um modelo vencedor. Quando vemos uma organização inovadora e bem sucedida, temos a impressão de que foram os novos produtos/os novos serviços e as novas tecnologias que a levaram às mudanças. Na verdade, foram as mudanças que a levaram a esse desenvolvimento. Há uma tendência nessas organizações dos processos precederem o produto ou serviço. Desenvolve-se uma técnica, um fluxo de procedimentos ou tecnologia e, como resultado, surgem os efeitos da qualidade da venda, dos produtos ou, dos serviços. O domínio de uma matéria, nesse caso, cria um incômodo pela necessidade de aplicação, visto que o equilíbrio encontra-se com o seu uso. A mente ou organização, incansável, busca entender e desenvolver o estudo sobre uma questão, quando bem sucedida agita-se para ver o resultado da aplicação. Ajustes de procedimentos e processos fazem-se no caminho, uma vez que a base esteja/está firmada. O esforço é para mudar o incômodo, da descoberta à aplicação final, e ter a satisfação do trabalho concluído. Lógico, até a próxima descoberta, de nova necessidade de mudança... Na outra ponta, temos as empresas que procuram acompanhar as inovações para poderem concorrer no mercado em pé de igualdade, mas que não têm a mesma cultura criativa. O fato de mudanças serem necessárias cria uma situação incômoda. Nesse caso, a empresa parte do produto ou serviço a copiar para mudanças de processo e, finalmente, de procedimentos e comportamentos. Em muitos casos, o impacto é considerável, e o incômodo gerado é de difícil assimilação, levando a empresa a fracassar no projeto. Agindo na contramão, a mudança provoca incômodo e, como a tendência é de buscar acomodação, muitas tarefas acabam sendo executadas de forma inadequada. Isso me faz lembrar o projeto de crescimento de uma organização, com constante necessidade de atualização tecnológica e às mudanças / exigências do segmento do mercado, onde um dos empresários sempre nos perguntava:"Quando vou ter um pouco de sossego, parar de investir, comprar máquinas e então poder desfrutar mais da vida ?". O segmento em constante mudança gerava um tremendo incômodo para esse empreendedor, ao passo que para outros era uma necessidade básica e, tinha efeito motivacional. Os fabricantes de mídia para gravação de dados na área de computação se deparam com novidades a cada dia. O fabricante de pregos vai encontrar algumas novidades em processo e material, e o fabricante de galochas praticamente nenhuma... O título deste texto não é apenas um jogo de palavras, pois o entendimento do que provoca a maior insatisfação e não satisfação é que determina o sucesso ou o fracasso de um projeto. Lembrem-se: de modo geral, as pessoas não desistem dos projetos, depois de tê-los concluído, por não gostarem. Desistem no caminho...Por essa razão, um volume significativo de empresas não consegue levar em frente um projeto de organização ou de reorganização. Muitas iniciam, mas dado os incômodos gerados, desistem...Outras avançam no processo, mas assim que o mentor, o incentivador ou a consultoria deixa a empresa, tentam voltar a se acomodar na situação em que viviam. Renovar ou Morrer, eis o grande dilema / o grande desafio das empresas que desejam desenvolver seus negócios... A expectativa de termos sido úteis, de alguma forma, compartilhando nossas sensibilidades, é extremamente gratificante...

Nenhum comentário: