CHEGUEI AO BLOG !!

NÃO TEVE JEITO...
TIVE QUE ME RENDER A ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO.











VAMOS VER NO QUE VAI DAR, ESTAREMOS

ESCREVENDO COM MUITA RESPONSABILIDADE, ANALISANDO OS FATOS E DANDO SUGESTÕES.


GRATO POR ACESSAR possoopinarvidal.blogspot.com





Posso opinar...???

Posso opinar...???

domingo, 28 de março de 2010

Coppetec X R$ , podemos economizar ?


Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), que é um órgão associado à Coppe/UFRJ, será responsável por um estudo de engenharia de tráfego em Angra dos Reis.
Ontem li sobre isto no Site da Prefeitura.
Uma vez que o nosso maior problema é centralizado, e a solução poderia ser caseira e barata.
O que temos que fazer é incentivar aos moradores de áreas com aproximadamente 6 km do Centro da cidade usem o transporte urbano.
Porque 6 km ? Por que seria a demanda com um menor tempo percorrido entre seus destinos, ou seja, trajetos com médias de 8 minutos.
Mas para isto entra o primeiro comparativo:
Um litro de combustível Angra (onde é um dos mais caros do Brasil) R$ 2,94, o que em um carro de passeio voce percorreria mais ou menos 10 km. Se um morador do Balneário vier a Angra e volta é mais confortável o uso do carro.Teremos profissionais como médicos, advogados, funcionários da prefeitura, comerciantes e outros, se deslocando em seus veículos.
O que conteria esta de manda seria a criação de uma linha com micro ônibus (para melhor deslocamento e menor peso sobre as ruas) que ligasse ao Centro os pontos como Marinos, Praia do Jardim, Balneário e uma especifica Morro da Cruz (trevo), os quais passariam por localizações como, Rua do Comércio, iniciando no Texaco, Prédio 539, Rua Honório Lima, passando por Professor. Lima (Rua da Prefeitura) saindo na Júlio Maria retornado ao ponto inicial.
Estes ônibus teriam que estar circulando em intervalos de pelo menos 5 minutos, e principalmente tendo conforto e uma tarifa convidativa. Esta ação irá desafogar em pelo menos 25% da circulação de veículos no Centro.
Quanto à reurbanização de ruas da grande Japuiba, o primeiro passo será com secretarias de Meio Ambiente e Secretarias de Obras, conclusão da marginal Japoranga (que interligaria os bairros sem a utilização do Rio Santos), implantação de novas calçadas além do termino da interligação das ciclovias existentes, pois é grande o fluxo de ciclistas e pedestres, uma vez da região ter uma maior concentração das classes C e D. Também cabe a implantação de micro ônibus circulares, ligando os bairros Belém a Enseada.
Medidas caseiras que ajudariam bastante ao município e economizaria os cofres públicos, evitando gastos com consultorias caríssimas.
Abraços

Nenhum comentário: