CHEGUEI AO BLOG !!

NÃO TEVE JEITO...
TIVE QUE ME RENDER A ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO.











VAMOS VER NO QUE VAI DAR, ESTAREMOS

ESCREVENDO COM MUITA RESPONSABILIDADE, ANALISANDO OS FATOS E DANDO SUGESTÕES.


GRATO POR ACESSAR possoopinarvidal.blogspot.com





Posso opinar...???

Posso opinar...???

segunda-feira, 22 de março de 2010

VOCÊ PODE, VOCÊ VAI CONSEGUIR . ECONOMIA DOMÉSTICA - UM BOM NEGÓCIO !!!


Ao final de cada mês algumas pessoas quase enlouquecem tentando ajustar seu pagamento com suas despesas. Muitas vezes ficam no vermelho sem saber o porque isso acontece e acabam culpando o empregador por achar que estão sendo mal remunerados. As vezes essa é a razão, mas geralmente o que acontece, na maioria dos casos, é que as pessoas não fazem um planejamento de sua vida financeira.

O planejamento financeiro é fundamental para dar um rumo a sua vida. Suas chances de comprar um imóvel, um carro, fazer uma viagem, comprar coisas para casa, planejar seu futuro profissional, etc dependem de como você está se organizando para atingir esses objetivos. Ou seja, como utilizar os recursos para conseguir realizar todos os seus sonhos.

Um bom planejamento financeiro vai depender de muita disciplina e controle de todos os seus gastos.
Tudo que já fizemos na vida serve como base de analise para futuras correções de rota. Você deverá elaborar o orçamento considerando suas experiências e vivências.

Não adianta levar em conta possíveis aumentos de salário, se você não tem certeza disso, ou conjecturas de outras rendas que ainda não são concretas. Se seus objetivos dependerão de uma renda maior, vá em busca de alternativas de solução. Mas seu orçamento deve estar calcado em sua situação ou renda real.

O orçamento deve estar alinhado a seus objetivos individuais, ou no máximo de sua família (esposa, filhos, etc).
Para conseguir um bom controle orçamentário, você deverá administrar todos os gastos e envolver todos que fazem parte das despesas. A esposa e filhos, por exemplo devem estar envolvidos e ter consciência da necessidade de manter um padrão orçamentário. Com isso todos saem ganhando.

Fazer um controle das despesas, não significa que a família terá que passar necessidades, ou ficar "apertada". Fazer um planejamento financeiro facilitará a compra de um carro novo, um computador para seu filho, fazer aquela viagem tão sonhada, ou aquele curso que permitirá crescer profissionalmente e melhorar a renda familiar.

Planeje muito bem seu orçamento. Veja quais são os gastos necessários e o quanto poderá ser gasto. Estabeleça regras e defina quais são as prioridades, dando destaque ao que é mais importante. Colocando outras necessidades mais para frente. Por exemplo, se você tem uma boa geladeira, mas mesmo assim precisa ser trocada por uma maior e, ao mesmo tempo precisa de um microondas. Porque não comprar o microondas e adiar a compra da geladeira?

Você precisa ter um plano de gastos ou aplicações, evitando furos, pois juros de cheque especial, ou retiradas de aplicações podem gerar perdas.

Você deve encarar os problemas financeiros de maneira objetiva.

Para que o orçamento possa funcionar, você deverá considerar os desejos e objetivos de todas a pessoas da família.

Seu planejamento deve ser realista. Não pense que a redução poderá ser radical. Você deve contar com possíveis manutenções em sua casa, trocas ou consertos de eletrodomésticos, etc, ou seja eventualidades. Todos os gastos deverão passar por uma analise criteriosa. Não elimine simplesmente. Pense se a eliminação de um item em seu orçamento poderá comprometer outros objetivos.

Administrar sua vida financeira, significa gastar dentro dos limites do que se ganha.

Para obter bons resultados, você precisará ser firme e constante, até conseguir o seu objetivo ou a meta.

A vida tem imprevistos. Sempre que houver alguma mudança, avalie o impacto e procure reprogramar-se. Isso é comum em qualquer plano e não quer dizer que tudo se pretende não vai ser realizado.
DICAS:


Elimine gastos que não são essenciais durante esse período.

Diminua o consumo de algumas coisas, tipo cigarros e bebidas.

Avalie a necessidade de comprar a quantidade de roupas e calçados que está acostumado(a) e pesquise melhores preços. Vale o mesmo para cosméticos e perfumes.

O lazer não pode ser totalmente eliminado, pois você precisa relaxar. Procure aproveitar eventos que são gratuitos ou com preços mais acessíveis. Existem inúmeras opções, tais como shows, concertos, visitas a parques, museus, galerias, teatros, etc. Informe-se.

Despesas com restaurantes e bares podem ser reduzidos. Calcule a cota mínima mensal.

Você pode reduzir também os gastos com restaurantes diariamente. Uma ou duas vezes por semana leve a refeição de casa. Se você não gosta ou não tem como aquecer a comida, pense em frutas, saladas, queijos, etc. Pode ser um almoço diferente e até mais saudável. Você pode fazer como os franceses que levam alguns alimentos ou lanches nos parques. Eles fazem as refeições, desfrutam de um ambiente gostoso e aproveitam para desligar-se e relaxar.

Aproveite para estreitar os laços de amizade. Convide seus amigos para jantar em casa. É muito divertido também, comemorar algumas ocasiões em conjunto. Pode-se revezar os locais onde serão realizados e todos poderão participar levando um prato e uma bebida.

Se você gosta de assistir a um bom filme, alugue um. Convide os amigos e aproveite para discutir as impressões.

Seja criativo(a) e aproveite suas próprias habilidades, ao invés de pagar por pequenos serviços em sua casa, como arrumar uma torneira, pintar uma porta, reparos na janela, etc. Além de economizar você estará desenvolvendo outras habilidades.

Procure ficar atento às ofertas em supermercados. Aproveite as liquidações das lojas. Ao final das estações você poderá comprar produtos de qualidade com preços bastante reduzidos.

Acostume-se a pesquisar preços. Fique atento, pois alguma lojas e supermercados lançam promoções ou liquidações, colocando alguns produtos com preços reduzidos. Eles aproveitam o estimulo causado pela propaganda "liquidação" para vender outros produtos mais caros. Por isso preste atenção. Não compre tudo, analise cada um dos preços. Não compre por impulso. Aproveite somente os itens com bons preços.

Faça uma lista dos produtos que você precisa antes de ir ao supermercado e procure comprar somente o que você colocou na lista.

Não faça supermercado quando estiver com fome, pois nessas ocasiões compramos pelo instinto de saciar a fome e geralmente levamos produtos que não são necessários.

Avalie se você tem desperdiçado alimentos. Se tem jogado fora verduras e frutas, por exemplo. Verifique se você tem comprado uma quantidade de alimentos que a família não consome. Acostume-se a calcular o consumo semanal.

Verifique sempre seu estoque, antes de comprar um alimento ou produto de limpeza. É comum jogar fora um produto porque venceu o prazo de validade. Pense quanto você está perdendo mensalmente ou anualmente. Procure administrar seu consumo e gastos.

Não faça compras,considerando somente os preços. Procure informar-se sobre o produto, avalie a qualidade e se o fabricante é reconhecido no mercado. Comprar um produto de melhor qualidade, também é fazer economia. Não vale a pena investir em um produto ruim, sendo que mais para frente, você terá que comprar um produto melhor. O barato sai caro.

Alguns objetos de 2ª mão podem ser uma boa alternativa. Existem grupos especializados em vender esses objetos. Você já deve ter ouvido falar sobre "Família vende tudo". Fique atento e procure conhecer. As pessoas que participam desses eventos, não procuram somente para fazer economia. Existem objetos imperdíveis.

Procure as companhias de serviços públicos e escolha as datas de vencimentos mais convenientes com a data de seu pagamento. Assim você evitará atrasos e multas.

Evite ter conta em vários bancos, pois isso dificulta a administração. Além disso, você gasta mais com as tarifas dos serviços e taxas (ICMS) quando precisar fazer transferências.

Verifique com seu banco se existem pacotes de tarifas e avalie o que seria melhor no seu caso.

Verifique o quanto você está pagando a seu banco. Há muita diferença na cobrança de tarifas entre os bancos. Procure o que possui tarifas mais baixas e atenda suas necessidades.

Elabore uma planilha contendo sua renda e as despesas mensais. Compare mensalmente a receita versus as despesas.




Saiba que grande parte da energia gasta é com iluminação dos ambientes. Acostume-se a apagar as luzes quando sair do cômodo.

Se você estiver fazendo a manutenção da casa, aproveite para pintar as paredes e o teto de branco ou cores claras. Isso ajuda a refletir a luz e iluminar o ambiente. Assim você poderá usar lâmpadas mais fracas que gastam menos energia.

A limpeza periódica das lâmpadas e luminárias ajudam a iluminar melhor e não será necessário ascender mais lâmpadas.

Escolha luminárias e cúpulas claras e abertas para a luz passar facilmente.

Acostume-se a não usar luzes durante o dia. Abra as cortinas e aproveite a luz do sol. Isso ajudará também a arejar a casa.

Lâmpadas frias (fluorescentes) duram mais e consomem menos energia. Lâmpadas incandescente (amarelas) consomem mais energia.

Utilize a máquina de lavar roupas,louças e secadoras somente quando estiver com capacidade máxima. A economia de água e energia elétrica será substancial.

Procure fazer a manutenção de suas torneiras e válvula de descarga, logo que apresentarem problemas. Esses vazamentos consomem muita água.

Procure colocar arejadores nas torneiras. Eles misturam oxigênio com água e reduzem em até 50% do consumo.

Cuidado com banhos muito demorados. Acostume-se a fechar o registro de água enquanto se ensaboa.

Nenhum comentário: